Banco do Estado de Sergipe


O BANESE - Banco do Estado de Sergipe, possuía uma solução de automação bancária implantada que não atendia às suas necessidades crescentes de realização de negócios, então se iniciou um novo projeto de automação bancária, com a parceria da InfoNet, e tendo como base a utilização da plataforma Java Enteprise com a plataforma iWorkplace.

A solução de automação bancária do Banese é hoje uma ferramenta estratégica, e a cada dia aumenta o conjunto de serviços incorporados e a integração com os sistemas backend.

Foi desenvolvida uma solução de portal para a realização de transações bancárias, de forma unificada, em todos os canais de atendimento aos clientes do banco.

  • Agências e PABs.
  • Internet Banking.
  • ATMs.
  • Correspondentes Bancários.
  • Call Center.
  • Wireless.
  • Redes bancárias (TecBan, RVA, SPB, etc.).
  • Integração com clientes via extranet.
Algumas das características funcionais da solução são:
  • Implementação de transações bancárias de forma independente do canal de atendimento. Ex: A transação de pagamento de título é implementada uma única vez e disponibilizada para os canais de atendimento via ATM, Internet Banking e Caixa.
  • Definição do local e da forma de processamento da transação. Através de regras definidas pelo banco, a transação será realizada na estação cliente, no servidor da agência, no servidor central ou poderá ser repassada para sistemas backend.
  • Integração com sistemas backend de forma on-line síncrona, assíncrona ou batch. Os sistemas backend podem estar nas mais diversas plataformas (Ex: mainframe IBM, Unisys, Windows, Linux, etc.).
  • Replicação assíncrona de transações, através de serviço JMS (Java Message Service), para processamento espelhado de transações em servidor central ou para processamento interagência assíncrono.
  • Bobina Eletrônica de Caixa, possibilitando a eliminação de formulários e utilização da bobina impressa em uma via, para emissão de comprovante do cliente.
  • Serviço de segurança único para todos os canais de atendimento, integrado ao JAAS (Java Authentication and Authorization Service), com serviços de autenticação em até dois níveis, autorização, log de auditoria, personalização de perfis de usuários, com possibilidade de integração com servidor LDAP (Ex: Microsoft Active Directory). Outros sistemas do banco podem ser integrados para utilizar o sistema de segurança do iBanking.
  • Tolerância a falhas em todos os níveis da solução. A depender dos requisitos estabelecidos pelo banco, estão disponíveis as seguintes funcionalidades de tolerância a falhas:
  • Banco de dados local na estação para log de operações e bobina eletrônica

    - Espelhamento do banco de dados local no servidor da agência, sendo possível a mobilidade do funcionário de caixa entre estações diferentes.

    - Cópia e recuperação da base de dados local via disquete, em caso de pane no servidor de agência ou na estação cliente.

    - Espelhamento dos bancos de dados locais de uma agência para o servidor central para arquivamento e auditoria.

    - Funcionamento da aplicação de caixa em modo off-line, em caso de perda de conexão com servidor de agência, incluindo a desativação e reativação automática de transações.

    - Redirecionamento manual ou automático de servidor, no caso de pane no servidor de agência para servidor de contingência ou para o servidor central.

    - Funcionamento do servidor da agência em modo autorizado pelo servidor central, no caso de falha de comunicação com a agência destino, em transações interagência.

    - Funcionamento do servidor da agência em modo off-line, em caso de perda de comunicação com servidor central e demais agências.

Algumas das características técnicas são:

  • Totalmente desenvolvido utilizando a plataforma Java Enterprise (J2EE) e padrões abertos de mercado, sendo uma solução independente de plataforma de hardware, sistema operacional e banco de dados.
  • Arquitetura multicamada, isolando os objetos de negócio da interface e acesso a dados.
  • Suporte a processamento distribuído e cluster de servidores através do uso da tecnologia Enterprise Java Beans.
  • Suporte a aplicações clientes GUI (Java Swing) e Web Browser.
  • Interoperabilidade, permitindo a integração com ambientes legados heterogêneos.
  • Atualização automática de versão das aplicações clientes GUI, via Java WebStart.
  • Parametrização das transações, documentos e interfaces com usuário, para os diversos dispositivos, através de XML.
  • Mecanismo de importação e exportação de arquivos com parametrização de layout via XML.
  • Suporte a upload/download de arquivos via Web, com serviço de clearing para integração com sistemas backend.

A solução Infonet iBanking foi implantada no Banco do Estado de Sergipe, substituindo o antigo sistema de automação bancária, bem como o Internet Banking, estendendo desta forma todas as funcionalidades de atendimento aos clientes do Banese em uma única solução.

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