A eficiência na integração de processos torna possível a criação de novos cenários e aplicações de negócios, permitindo que as empresas estabeleçam novos diferenciais em relação a suas concorrentes no mercado. Soluções de integração de processos viabilizam a sinergia dos recursos existentes, a automatização das interações entre eles e o monitoramento da execução dos processos como um todo, tornando-os visíveis, mensuráveis, auditáveis e gerenciáveis.
O iWorkplace BPM (Business Process Management) consiste em uma solução flexível e extensível de modelagem, automatização e gerenciamento de processos de negócio, que alia facilidade de desenvolvimento de aplicações de workflow a recursos de integração de aplicações, constituindo uma poderosa ferramenta de EAI - Enterprise Application Integration.
Os processos de negócio são expressos em uma linguagem simples e poderosa, baseada em XML, e empacotados em arquivos de processos que servem de entrada para um engine de runtime, que orquestra a sua execução de forma conjunta e estruturada.
Editor visual de processos |
A modelagem dos processos é feita através de um poderoso editor visual, integrado ao iWorkplace IDE. Através dele é possível efetuar a modelagem e análise visual dos fluxos de trabalho da corporação. Para cada elemento visual (ação, estado, transição, bifurcação, junção, etc.) é possível se associar uma ou mais ações automatizadas.
As ações automatizadas são implementadas via classes convencionais Java e podem realizar qualquer tipo de processamento: on-line, de longa duração, consumir Web Services, integração com outros sistemas, etc.
As ações automatizadas podem requerer interação de usuários, através de uma interface web, por exemplo, nesse ponto o iWorkplace BPM mantém o estado do fluxo de execução até que o usuário efetue suas atividades, fornecendo dados, autorizando o próximo passo do fluxo, enfim, executando seu papel no contexto daquele processo de negócio em execução.
Integração de aplicações |
De forma padronizada e gerenciável, o iWorkplace BPM disponibiliza componentes que atuam como conectores para a interação bidirecional entre as aplicações na plataforma iWorkplace e demais tecnologias de mercado. Cada conector suporta um modelo ou protocolo de comunicação, ou compatibiliza diferentes tecnologias de implementação.
Através dos conectores é possível disponibilizar e consumir serviços acessíveis através de diversas tecnologias de comunicação e interação de aplicações. Alguns dos conectores disponibilizados são: Session Bean, Web Services, JMS (Java Message Service), JCA (Java Connector Arquitecture), Socket, CORBA, DCOM, COM+, entre outros.
É possível ainda a incorporação, de forma simples, de novos conectores à medida que novas tecnologias de integração surjam, bem como permitir a substituição de conectores existentes por outros fornecidos por terceiros ou desenvolvidos para atender situações proprietárias ou específicas de uma dada aplicação.
As funcionalidades das aplicações, disponibilizadas via conectores de integração, podem ser gerenciadas, ativadas e desativadas com hot deployment, além de serem monitoradas em tempo real.
Os conectores provêem um modelo de interação entre as aplicações que permite ao desenvolvedor de aplicações abstrair os detalhes técnicos da tecnologia de integração utilizada, efetuando o mapeamento automático de requisições das aplicações consumidoras em classes de serviço da aplicação fornecedora, tendo o resultado do processamento de negócio mapeado de volta para o formato esperado pela aplicação consumidora.
Processos de longa duração |
O iWorkplace BPM inclui recursos para o gerenciamento da execução de processos de longa duração. Com o mecanismo de agendamento (Scheduler) e acionamento (Dispatcher), é possível a construção e o controle automático dos ciclos de execução de processos de negócio periódicos e de longa duração.
Os processos de negócio executados acionam as funcionalidades das aplicações, Web services, EJBs e conectores de outras tecnologias, para processamentos síncronos ou assíncronos, e o iWorkplace BPM orquestra o encadeamento da execução, controla o estado de cada funcionalidade acionada e permite tratar eventuais situações de falha.
Através do iWorkplace BPM, a empresa pode criar e gerenciar a execução de processos de longa duração, processos que sejam executados em modo batch ou background e criar novos serviços através da associação encadeada de serviços individuais de diversas aplicações, criando novas perspectivas de utilização para os sistemas legados nas mais diversas tecnologias.
O acionamento das transações de negócio é efetuado através da interação com o serviço Portal para efetuar a autorização e contabilização do processamento. A configuração do acionamento das transações de negócio publicadas é feita através da definição de um ciclo de vida parametrizado quanto a aspectos como: período de processamento, intervalo de processamento, prioridade de processamento, timeout de processamento (tempo máximo permitido para a conclusão do processamento), etc.
É possível ainda, o acompanhamento do processamento das transações, obtendo-se informações de: quantidade de acionamentos, último acionamento, próximo acionamento, status, tempo de processamento mínimo, máximo, médio, etc.
Teste e monitoramento |
A estrutura de desenvolvimento dos processos do iWorkplace BPM permite o desenvolvimento orientado a testes (test-driven development) desde o início da modelagem, através da criação de testes de unidade por processo (test-cases), o que reduz significativamente a incidência de falhas ao longo do projeto e em ambiente de produção.
Monitoramento do Nível de Serviço (SLA) |
É possível se definir indicadores de desempenho dos processos de negócio, que são coletados automaticamente, permitindo o gerenciamento baseado em estatísticas concretas e o estabelecimento e monitoramento de níveis de serviço desejados (SLA - Service Level Agreement).
|