iWorkplace IDE


O ambiente de desenvolvimento do iWorkplace estende o conceito de IDE, definindo uma estrutura de organização de projetos em nível corporativo, disponibilizando os mais avançados componentes e tecnologias da plataforma Java™ Enterprise, e aumentando a produtividade de desenvolvimento através de um amplo conjunto de ferramentas integradas.

Plataforma Eclipse

Construído sobre o Eclipse, plataforma aberta amplamente apoiada pela indústria de software, o iWorkplace IDE permite adaptar e estender o seu ambiente de desenvolvimento às necessidades específicas das empresas, através de centenas de plug-ins disponíveis em comunidades de software livre ou fornecidos por diversas empresas do mercado. Isso torna possível ao desenvolvedor trabalhar em um único ambiente, com todas as ferramentas que ele necessita, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo de aprendizado das ferramentas.

Compatibilidade e flexibilidade com o suporte a múltiplos JDK

O JDK (Java Development Kit) é elemento básico da plataforma Java e já vem incorporado ao iWorkplace IDE, que acrescenta ainda a possibilidade de utilização de múltiplos JDKs simultaneamente no ambiente de desenvolvimento, permitindo a definição por projeto e a mudança de uma versão para outra a qualquer momento do processo de desenvolvimento.

Ferramentas integradas

Para estender a plataforma Eclipse para um nível corporativo de ambiente de desenvolvimento, a Infonet desenvolveu e integrou um conjunto de plug-ins que acrescentam uma nova perspectiva ao Eclipse, que oferece suporte ao iWorkplace BluePrint. Através dela torna-se muito mais simples e produtivo desenvolver aplicações Web, multicamadas, Web services e Portais.

O iWorkplace disponibiliza editores visuais de interface, wizards, diálogos de configuração, web browser, suporte a trabalho em equipe com CVS, editores de codificação Java, XML, HTML, JSP, JSF, JavaScript, com recursos de code-insight, code-highlight, code-conventions checking, code-quality e wizards de refactory, diversos recursos para produtividade de digitação, ferramenta de acesso a bancos de dados, além do JBoss Application Server e o banco de dados relacional Java HSQLDB .

Integração com CVS

Para o trabalho em equipe e para a gestão de configuração de software, o iWorkplace IDE disponibiliza o CVS (Concurrent Versions System), software amplamente difundido no mercado, robusto e de fácil utilização, que está integrado ao ambiente de desenvolvimento do iWorkplace IDE. Compatibilizando o modelo de empacotamento J2EE (baseado em arquivos JAR, WAR e EAR) com o modelo de repositórios e módulos do CVS, e automatizando o processo de geração de binários a partir do repositório de códigos-fonte, o iWorkplace IDE viabiliza uma perfeita gerência de versão de códigos-fontes, binários e documentação das soluções desenvolvidas.

Servidor de aplicação integrado

Integrado ao ambiente visual de desenvolvimento está o JBoss Application Server, um dos mais reconhecidos servidores de aplicações J2EE do mercado, com certificação de 100% de aderência aos padrões da plataforma J2EE. O iWorkplace IDE disponibiliza o JBoss Application Server para utilização em ambiente de desenvolvimento e testes.

O JBoss Application Server já vem pré-configurado para a sua disponibilização imediata em ambientes de produção, não requerendo qualquer licenciamento adicional, para qualquer número de servidores e clientes.

Caso a empresa já disponha ou opte por algum outro servidor de aplicações J2EE certificado, poderá publicar as aplicações desenvolvidas com o iWorkplace facilmente, pois o iWorkplace IDE gera todos os arquivos de deployment descriptors dos principais software do mercado.

Servidor de aplicação integrado

iWorkplace IDE disponibiliza wizards para a criação de soluções para os vários cenários de aplicações no ambiente empresarial, já estruturando a aplicação segundo uma arquitetura a ser utilizada na solução. São disponibilizadas templates para aplicações web-enable, multi-camadas, Portal, SOA, entre outras, utilizando os mais modernos e difundidos padrões de projeto (design patterns) e padrões de arquitetura (architectural patterns).

Com isso, o desenvolvedor não necessita se preocupar em estruturar os seus componentes para atender a uma determinada arquitetura. Basta selecionar a arquitetura desejada e se concentrar na implementação dos componentes da aplicação.

Template de projetos

iWorkplace IDE disponibilizo wizards para a criação de soluções para os vários cenários de aplicações no ambiente empresarial, já estruturando a aplicação segundo uma arquitetura a ser utilizada na solução. São disponibilizadas templates para aplicações webenable, multicamadas, Portal, SOA, entre outras, utilizando os mais modernos e difundidos padrões de projeto (design patterns) e padrões de arquitetura (architectural patterns).

Com isso, o desenvolvedor não necessita se preocupar em estruturar os seus componentes para atender a uma determinada arquitetura. Basta selecionar a arquitetura desejada e se concentrar na implementação dos componentes da aplicação.

Editor visual JSF

Para desenvolver páginas Web com alta produtividade e qualidade faz-se necessária a separação dos elementos de interface (escritos em código JSP, Html, JavaScript, etc.), dos elementos de controle do fluxo de interação (escritos em Java), usando um modelo de desenvolvimento baseado no design pattern Model-View-Controller.

O iWorkplace disponibiliza um editor visual de interface Web baseado na tecnologia de componentes JavaServer Faces, e com suporte aos padrões abertos de mercado: XML, HTML, XHTML, CSS, XSL, JavaScript.

Com o editor visual WYSIWYG (What You See Is What You Get) do iWorkplace, o desenvolvimento de páginas Web, com produtividade e com qualidade visual, passa a ser uma questão de diagramação dos componentes, clicando na paleta de componentes e soltando no local desejado da página e, em seguida, tratando os eventos do usuários associados aos componentes (ex: clique no botão), não sendo mais necessário escrever código em linguagens de marcação, baseadas em Tags e scripts.

Geração de Web services

O iWorkplace utiliza wizards para a criação de Web services (client e server) a partir de classes convencionais Java que implementam as regras de negócio ou a partir de um descriptors WSDL (Web Service Description Language) de Web services já existentes, simplificando a integração das aplicações empresariais com as mais diversas tecnologias.

Da mesma forma, os Session Beans podem ser criados a partir de classes de negócio, sendo gerados todos os seus elementos (interfaces, classes e deployment descritors). Assim, o iWorkplace automatiza toda a implementação para que se possa expor métodos de classes convencionais para acesso remoto através dos Web services e Session Beans.

Geração de acesso a dados

A implementação de componentes de acesso a dados é automatizada através dos Wizards do iWorkplace. O wizard de Entity Bean CMP gera o código-fonte das classes e interfaces do bean e as configurações de deployment descriptors otimizadas para desempenho e segurança. O wizard suporta os mais novos padrões EJB, inclusive a linguagem EJBQL, e ainda gera os descriptors padrões e os específicos dos principais servidores de aplicação do mercado, o que aumenta sua portabilidade.

Na geração dos Entity Beans, é possível gerar classes de Transfer Objects correspondentes aos beans, facilitando a interação com as classes de regra de negócio.

O iWorkplace disponibiliza ainda wizard para a criação de componentes SQL DAO (Data Access Object), implementações de classes convencionais Java que utilizam Datasources e JDBC para disponibilizar ao desenvolvedor todo o poder da linguagem SQL.

 

 
 

+55 79 2106-8000